quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Poemas Enlatados

Decidi postar aqui as atividades e discussões que mais gostei durante o andamento do curso. A minha primeira eleita é "Poemas Enlatados", realizada no dia 17/04 . A Keyla, nossa tutora, trouxe diversos poemas dentro de uma lata e pediu que cada cursista retirasse um poema. Todos nós lemos os poemas retirados e cada um falou qual foi a sua interpretação sobre eles.
Como grande dos poemas falavam de amor e romance e a nossa turma é predominantemente feminina (só existe um pobre homem, o Eduardo), a discussão ganhou proporções gigantescas. Discordamos das interpretações umas das outras, contamos histórias, falamos das "dores de cotovelo", mas alcançamos o objetivo do encontro: perceber que a interpretação de um mesmo texto varia conforme as experiências de cada um, sua visão de mundo, sua personalidade. Não existe um só significado para nada.
Eu adorei primeiramente pelas poesias - que eu adoro -, por nossas discussões que sempre são muito produtivas e também pelo lado cômico. Simplesmente, não tem como não rir!
Transcrevo abaixo o poema que eu li, é lindo!

Amor é síntese

Por favor não me analise

Não fique procurando cada ponto fraco meu

Se ninguém resiste a uma análise profunda

Quanto mais eu

Ciumento, exigente, inseguro, carente

Todo cheio de marcas que a vida deixou

Vejo em cada grito de exigência

Um pedido de carência, um pedido de amor

Amor é síntese

É uma integração de dados

Não há que tirar nem pôr

Não me corte em fatias

Ninguém consegue abraçar um pedaço

Me envolva todo em seus braços

E eu serei perfeito amor.

Mário Quintana

Nenhum comentário: